Short et al introduziram este conceito definido como "o grau de saliência de outra pessoa numa interacção e a consequente saliência de um relacionamento interpessoal"
Apontam a intimidade e a proximidade como elementos de presença social, na qual a intimidade é determinada pelas respostas sociais tais como os sorrisos e contacto visual e a proximidade é determinada pelas interacções verbais e não verbais como colocar questões, responder ás solicitações ou reagir a observações.
Na perspectiva destes autores a presença social é um factor de ambos: meio e participantes.
Assim, diferentes meios apresentam diferentes oportunidades de intimidade e proximidade e os participantes aproveitam essa oportunidade de forma diferente.
Para os investigadores este conceito é de extrema importância a fim de se compreender como é que a comunidade virtual (professores e estudantes) interaje através das telecomunicações educacionais.
Rourke e al (1999) definem a presença social como "habilidade dos alunos para se projectarem socialmente e efectivamente numa comunidade de inquirição".
Vários estudos apontam para a importância deste conceito no nível de satisfação dos estudantes em EaD, na medida em que os estudantes participam activamente em turmas online em que a discussão é valorizada. Eles criam a presença social através da natureza e conteúdo da sua participação, constituindo-se á priori como um elemento importante tanto para o grau de satisfação como da aprendizagem do aluno.
Tendo em conta o anteriormente exposto podemos concluir que é de maior importância estabelecer a presença social logo no inicio do curso , não descurando, todavia, que este processo deve ser mantido durante toda a sua vigência. Apesar de termos a noção que no desenrolar do curso esta se vai desvanecendo um pouco deve haver um esforço no sentido de a fomentar.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
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