domingo, 16 de novembro de 2008

DISTÂNCIA TRANSACCIONAL


O conceito foi introduzido por Moore em 1980, tendo-o definido como a função do diálogo e da estrutura.

A teoria da Distância Transaccional estipula que uma problemática fundamental em Educação a Distância (EaD) não é tanto a distância física do professor e alunos mas antes o grau de distância na interacção entre estes e professor.

Moore descreve a relação pedagógica ideal como sendo um troca de ideias. Na prática o nível de enquadramento e acompanhamento pode variar consideravelmente. Tendo em conta essa variabilidade a teoria da Distância Transaccional identifica três elementos importantes que influenciam o equilibrio da interacção pedagógica.

O primeiro elemento a autonomia do estudante prende-se com o nível de controlo do estudante sobre o planeamento, execução, e evolução do seu próprio trabalho. Assim o grau de autonomia é relativo e necessita de um dado sentido de enquadramento.

O segundo elemento o nível de estrutura do curso que compreende a planificação e a realização dos elementos de um curso concebido e o produto, a fim de apoiar os estudantes a progredir na sua aprendizagem.

O terceiro elemento o nível de diálogo que se produz entre os intervinientes do curso corresponde ao fluxo de informações produzidas entre estudantes e material didático, entre estudantes e estudantes e entre estudantes e professor. Graças ás técnologias disponíveis o potencial para um elevado n.º de diálogo é soberbo, dependendo sobretudo do professor.

Com a evolução das gerações tecnológicas a estrutura dos curso parece ter-se simplificado pois a possibilidade de dialogar livremente actua a título de agente compensatório para uma redução da estrutura do curso.

Na perspectiva de Moore uma distância transaccional menor seria sinal de um maior envolvimento do estudante, um dialogo entre instrutor e estudante indicaria uma distância transaccional menor. Deste mod verificamos que é directamente proporcional ao diálogo e inversamente proporcional á estrutura.

Segundo Moore "a teoria de distância transaccional serviu como ferramenta que pode ser usado para descrever cursos de educação a distânciae programas para localizar alguém em relação ao outro, no universo desses eventos. Ao mesmo tempo fornece um enquadramento em que investigadores podem localizar numerosas variáveis de estrutura, diálogo e autonomia dos estudantes e depois colocar questões sobre as relações entre essas variáveis" (Moore e Kearsley, 1996)

Nenhum comentário: